quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

turma da mônica(Adriana)

Adriana

Adriana é uma personagem única, apareceu somente na edição Mônica nº 89, na história "Me empresta, vá?", onde ela revela gostar muito do Ursinho Bilu

Única aparição

Em sua única aparição, Adriana pede emprestado o livro do Ursinho Bilu para a Mônica, porém Cebolinha quer emprestar, pois é apaixonado por Adriana. Ela é uma menina meiga, doce e educada. Adriana é muito diferente do desenho comum de garotas que Maurício de Sousa desenha. Ela tem um rabo-de-cavalo loiro, usa camisa branca, saia rosa, colete azul e sapatos verdes, fora que tem grandes olhos desta cor. A partir dessa história, Adriana sumiu e nunca mais apareceu de novo

turma da mônica(carminha Fru Fru )

Carminha Fru Fru

 
Carminha Fru Fru
Carminhafrufru3-1-.jpg
NomeCarminha Fru Fru
Nome verdadeiroCarmen Romero Timberg
GêneroFeminino
Idade7 anos
Idade em TMJ16 anos
FamíliaMãe (nome desconhecido mas já apareceu)
Felipe e Luísa (Primos) Emengarda (Tia)
Carminha Fru Fru é a menina mais bonita, rica e metida doBairro do Limoeiro. Ela mora em uma casa enorme junto com seus pais. A brincadeira preferida de Carminha Fru Fru é fofocar da vida alheia com a Denise. Outro passatempo de Carminha Fru Fru é persuadir a Mônica a pagar mico na frente dos garotos como o Luca ou o Fabinho boa pinta. Carminha Fru Fru também é rival de Penha. não gosta da Mônica.

AparênciaEditar

Como Carminha Fru Fru adora compras, seu visual é o que mais muda. Ela aparece principalmente com vestidos rosa bufantes e sapatos azuis, porém as vezes seu vestido é listrado, de bolinhas, de outras cores e etc. Seu cabelo sempre foi loiro e sempre do mesmo estilo ondulado.

Carminha Fru Fru na TMJEditar

Com 16 anos, Carminha Fru Fru não mudou nada. Ela continua igualmente bonita e esnobe, porém seu lado "doida por compras" fica maior e por isso se torna ainda mais preocupada com as tendências da moda. Sua fiel parceira de fofocas, Denise, não está mais tão maldosa e começa a se enturmar mais com Mônica e Magali, mas mesmo assim acompanha Carminha Fru Fru em programas de TV e peças de teatro.te 102 anos
Carmem nas compras
Daniel753Adicionada por Daniel753

CuriosidadesEditar

  • Carminha Fru Fru possui dois primos famosos, Felipe e Luisa, que são patinadores profissionais.
  • A casa da Carminha Fru Fru já apareceu cinco vezes: nas histórias "As panterelas", "Sub Marina","Uma Fábula de Natal", "Em câmera lenta", "O Melhor presente do Mundo" e em "Os substitutos do Papai Noel".
  • A mãe de Carminha Fru Fru já apareceu uma vez. Ela usa um vestido longo vermelho, brincos e batom e tem cabelos ruivos e um coque. Seu nome não é mencionado, mas pode-se ver que Carminha Fru Fru teve a quem puxar. Em outra história a mãe de Carminha aparece de cabelo loiro e solto com cabelos curtos.
  • Carminha Frufru e do signo virgem

turma da mônica(Do Contra)



Do Contra
Do-contr.gif
NomeDo Contra
Nome verdadeiroMauricio
GêneroMasculino
Idade07 anos
Idade em TMJ17 anos
FamíliaNimbão - pai
Nimbus - Irmão
Keiko - mãe
Mônica - Paixão
Do Contra, assim como outros personagens da Turma da Mônica, é baseado em um filho de Maurício, homônimo ao pai. Foi criado em 1994. Seu nome vem da característica principal do filho que deu inspiração ao personagem: se vê alguém fazendo alguma coisa da mesma maneira, sempre, ele quer experimentar fazer de outro modo. Pra ver como é que fica.
Devido a essa caratcerística, ele possui uma "aura" de contradição que, aparentemente funciona com animais. Diz amar a Mônica mas o Cebolinha já conseguiu fazê-lo participar de um dos Planos Infalíveis, indiretamente.
Ele é irmão do Nimbus.Na revista do cascão numero 67 será revelado que Do Contra será o primo de Keika.

Do Contra em Turma da Mônica JovemEditar

Do Contra adolescente
Do Contra aparece como um figurante na 4ª edição, na edição nº 9 apareceu somente em um quadrinho. Teve participação na 11ª edição e na 12ª edição. Na edição 13 aparece junto com Nimbus como o alquimista que Cebola e Lucília procuravam. Também aparece na edição 14 e na edição especial prova que tem uma quedinha por Mônica. Porém, na edição de Janeiro de 2011 de TMJ, Mônica o pede em namoro e ele recusa pois "não pode deixar ela chegando assim decidindo tudo pois gosta de tudo a seu modo". ele apareceu na ediçao 31 e 32 com a monica e conta   um segredo em turma da monica jovem 34 a edição do namoro de monica e cebola

turma da mônica(Mônica)

Mônica

 
Monica.jpgmônica
Mônica
 é uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos brasileira, criada por Mauricio de Sousa em 1963 na tiras de jornais de Cebolinha. Originalmente como coadjuvante, Mônica logo se tornou a principal personagem de Maurício e passou estrelar sua própria revista em 1970 publicada primeiro pela Editora Abril e atualmente pela Editora Panini. Os personagens de Mauricio de Sousa passaram a ser chamados de Turma da Mônica, tendo-lhe como protagonista na maioria das obras dos Estúdios Mauricio de Sousa.

Tabela de conteúdo

 

Concepção e Criação Editar

Mauricio de Sousa baseou-se em sua filha homônima para criá-la, fato que se repetiu com outras personagens surgidas posteriormente. Seu papel original era como coadjuvante para Cebolinha, o protagonista original entre os primeiros personagens de Mauricio. Porém, seu público, como o próprio relata, "passou a coroa" para ela. Mauricio atribui parte do sucesso de Mônica ao fato da mesma ser a primeira personagem feminina com papel de destaque dentre suas criações, que eram em maioria meninos. Mônica ganhou tanto espaço que acabou tendo sua própria revista em 1970, a primeira publicação infantil colorida em terras brasileiras. Enquanto sua filha brincava com as irmãs, Mauricio aproveitava para estudar o comportamento dela. Quando sua irmã mais velha, Mariângela, que por sua vez inspirou Maria Cebolinha, lhe cortou os cabelos, deixou diversos caminhos-de-rato em sua cabeça, usados pelo pai para conceber o cabelo em gomos da personagem, que lembram bananas. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Mauricio ainda observou que a filha utilizava roupas de cor vermelha com frequência e tinha muito apreço por um coelho de pelúcia. Ele fez com que sua personagem também apresentasse tais traços. Com o passar dos anos, os traços de Mauricio evoluíram, mas Mônica manteve os dentes incisivos protuberantes e sempre usa vestidos de cor vermelha. Nas histórias, os personagens constantemente a ofendem com insultos relacionados à sua baixa estatura e ao seu excesso de peso, apesar de não apresentar diferenças visíveis com os outros personagens no estilo atual de desenho das publicações. Em sua versão adolescente na publicação Turma da Mônica Jovem, a personagem aparece com peso e estatura normais, e seus dentes, apesar de ainda protuberantes, são menos caricatos do que em sua versão infantil. Ela também possui um indumentário mais extenso e que não se limita apenas ao vermelho.

Sinopse Editar

Mônica é uma menina de sete anos que vive no Bairro do Limoeiro, local fictício que serve de cenário para a maioria das histórias que protagoniza. Ela vive com sua mãe Luísa, uma dona de casa, e seu pai Sousa, que trabalha em uma companhia de negócios e tem sua aparência baseada no Mauricio de Sousa real. Quando foi criada, Mônica era irmã do personagem Zé Luis, mas na continuidade atual aboliu-se tal parentesco. Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas características físicas e comportamentais com sua dona. Monicão foi um presente de seus amigos Cebolinha e Cascão, numa tentativa frustrada de zombar da menina. Em Turma da Mônica Jovem, descobre-se que Mônica descende de uma heroína portuguesa com o mesmo nome e aparência de sua mãe, que é uma encarnação passada da mesma e fazia parte da guarda pessoal de um imperador da época. A filha da heroína também se chamava Mônica e possuía força sobre-humana, o que indica que tal característica seja familiar. De gênio forte, Mônica não tem paciência para os apelidos que recebe das outras crianças por causa de sua aparência física e costuma responder a tais ações com sua extrema força bruta, muito superior à de uma menina de sua idade e até mesmo à de um ser humano comum. Mônica aplica tais "correções" em seus colegas com suas próprias mãos ou através de Sansão, um coelho azul de pelúcia que é muito querido por Mônica. Sansão é frequentemente roubado pelos meninos do bairro, que dão nós em suas orelhas para irritar a "dona da rua", título que ostenta e que é almejado por Cebolinha. Apesar das provocações constantes que enfrenta, ela tem laços de amizade com a maioria das crianças do bairro, em especial com Magali, uma das poucas que não sofrem com o temperamento de Mônica. Normalmente geniosa, por vezes demonstra um comportamento mais dócil e feminino, e frequentemente se apaixona pelos meninos mais bonitos do bairro. Ela se mostra mais controlada e romântica quando adolescente em Turma da Mônica Jovem, mas em alguns momentos ainda deixa seu lado violento aflorar. Ela também nutre uma paixão correspondida por Cebola, com quem tanto brigava na infância.

Recepção Editar

Mônica é vista como uma das personagens mais importantes na história dos quadrinhos brasileiros em diversas mídias. Em 2007, a personagem recebeu o título de embaixadora da UNICEF por sua contribuição de quase 50 anos na transmissão de "valores como a amizade, a importância da educação, da convivência familiar e comunitária." A Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, declarou que "Mônica ajudará o UNICEF a defender os direitos das crianças, usando uma linguagem que permitirá que as crianças entendam melhor seus direitos a educação, saúde, proteção e carinho".

Em Turma da Mônica Jovem Editar

Mônica é alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, mas é agora uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre indo até o fim quando quer algo. Parece ter uma boa amizade com Cebola, compensando
Monica jovem.jpg
Mônica turma da mônica jovem
os atritos entre os dois, gerados por planos dele contra ela e coelhadas dela nele. Desta vez possuem uma amizade um tanto colorida, já que Mônica não esconde que é de fato apaixonada pelo Cebola, apesar que de vez em quando ainda suspira por outros garotos. Apesar de ainda ser geniosa, parece ter controlado isso conforme cresceu e se mostra mais calma e pensativa. Sempre está disposta a ajudar seus amigos e às vezes se esquece dela mesma por querer ajudar os outros. Ainda discute com o Cebola, mas não esconde suas segundas intenções e dá sempre um jeitinho de se aproximar do "amigo", fazendo um cafuné em seu cabelo e sempre lhe apoiando com todo amor, só que morre de ciúmes quando Cebola fala com outras garotas... Mas também adora provocá-lo, saindo com outros garotos na frente dele.

turma da mônica(Magali)

Magali

 

Magali
Magali.gif
NomeMagali
Nome verdadeiroMagali
GêneroFaminino
Idade6 anos
Idade em TMJ16 anos
FamíliaSua Família
Magali (Maggie em inglês) é uma personagem de hq daTurma da Mônica, criada por Maurício de Sousa.
Magali é a melhor amiga de Mônica. É uma das poucas personagens em que Mônica nunca bateu, exceto algumas vezes quando a Magali apanha acidentalmente.
É reconhecida pelo seu apetite voraz. Sua comida predileta é a melancia. Sua roupa é um vestidinho amarelo e, assim como Mônica e Cascão, não usa sapatos, deixando à mostra seus pés sem artelhos. É canhota.
Magali tem seu próprio título, onde aparecem também histórias de seu gatinho Mingau.Ela gosta do Quinzinhoporque é padeiro e volta com cheiro de pão.Magali é outro personagem baseado em pessoa real. A Magali real é filha do Mauricio (como a Mônica e a Maria Cebolinha ) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.

Tabela de conteúdo

 [mostrar]

    Dona LiliEditar

    Mãe da Magali. Adora o Mingau e vive mimando sua filha para ela parar de comer, mas mesmo assim ama sua gordinha, adorável, e meiga magalisinha. Sua Magalisinha tem muito desejo de comer melancia, até quando está estudando e vê uma na pratileira da cantina ela sai desaforada e rebenta tudo que vê na frente pra pegar a melancia.

    Seu CarlitoEditar

    Seu Carlito é chamado pelo Mingau de "o chato da casa", pois é alérgico ao seu pêlo e vive dizendo que ele é imprestável. Mas para o azar dele, Mingau adora ficar "pertubando" ele!

    MingauEditar

    O gatinho da Magali é uma graça. Mimoso como a dona. Embora não tenha o mesmo apetite. Inteligente, esperto, participa ativamente da vida da casa, da família, com sua graça e elegância. Todos o adoram. Menos o pai da Magali, coitado. Pudera: ele tem alergia a pêlos de gato. Nas histórias em quadrinhos, o Mingau se comporta exatamente como um bichano doméstico. Daí seu encanto.
    Curiosidade: O nome do gatinho da Magali foi criado em 1989 em um concurso em que leitores podiam opinar o nome do gatinho.

    DuduEditar

    Dudu é daqueles garotinhos que estão numa fase de crescimento em que não gostam de comer quase nada ou nada. Sua mãe insiste para que ele coma. Ele é primo e melhor amigo da Magali. E pra sorte dele... ou dela, é a Magali quem sempre acaba ajudando ele a comer a comidinha que sua mãe prepara com tanto carinho. Além disso tudo, Dudu é o "Café-com-leite" da turminha, o que acaba gerando pequenas brigas por o considerarem muito criança!

    Cecília e DurvalEditar

    São os pais do Dudu e tios da Magali. Tentam os mais variados planos para fazê-lo comer.
    Curiosidade: Recentemente foi revelado que Dudu é primo de Magali. A mãe dele (Dona Cecília) é irmã do pai da Magali (ver magali 391) e sempre fica brincando com a comida seja na hora do almoço ou no jantar, é sempre uma briga para fazê-lo comer.

    Os sete gatinhosEditar

    São 7 gatinhos, irmãos do Mingau que aparecem de vez em quando para zoar com a casa da Magali. A primeira história de 1994 conta o paradeiro de cada gatinho, já que todos nasceram da mesma ninhada: Matias, o aventureiro, virou gato de bordo; Nestor, o curtidor, virou gato de beco; Tita, a trabalhadora, virou gata de fazenda; Percival, o esquisito, virou gato de bruxa; Lili, a fresca, virou gata de madame; Makoto,o esperto,virou gato de pexeira; e o Mingau... bom, todo mundo sabe onde ele foi parar: ao aconchego da casa da Magali...

    Tio PepoEditar

    Sua profissão é criar e consertar brinquedos, que ele frequentemente vende para pequenas lojas. Ele adora a turminha, pois apesar de todos os aparatos tecnológicos dos dias atuais, a turma se diverte a valer com brinquedos da época de Seu Pepo (pião, bolinhas de gude e carrinho de rolimã).
    Curiosidade: Seu Pepo é casado com a Tia Nena (tia da magali)

    QuinzinhoEditar

    Quinzinho é um portuguezinho, filho do padeiro do bairro. Apaixonado pela Magali, ele faz de tudo para conquistar seu coração. Faz de tudo mesmo: pãozinho de queijo, sonho, brigadeiro, baguete, bolo, torta e muito, mas muito mais mesmo. Mas também, o pai de Quinzinho, não consegue vender seu estoque sem a Magali, já mostrou em uma historinha... Magali brigou com o pai do Quinzinho e foi pra outra padaria, todo mundo foi justamente naquela padaria... até que as coisas lá tinham ficado velhas e o pai do quinzinho pediu desculpas a Magali.
    Curiosidade: Quinzinho se chama quinzinho pela natureza, não é apelido de joaquim já mostrou até em uma histórinha, seus irmãos: onzinho, dozinho, trezinho, quatorzinho... e assim vai...

    Tia NenaEditar

    Tia Nena é a tia da Magali, ela possui uma doceria em que a Magali vai sempre visitar para ganhar uns 'quitutes'. Em uma história em quadrinhos da Magali, em 2006, descobrimos que a tia Nena é dona de um restaurante.

    AmandaEditar

    Amanda é uma grande amiga da Magali. Ela conheceu Magali na festa do Franjinha de 10 anos, como tuda a turma, as Monica sua outra grande amiga não foi convidada para a festa pois tinha quebrado o braço do Franjinha ele ficou chateado. Monica nem sabia que Amanda existia e quando viu no dia seguinte todos em volta dela ficou com raiva e mandou a Magali escolher entre ela e Amanda. Ja que Amanda só ia ficar um ano no Limoeiro escolheu a Monica. Mas não gostou nem um pouca da atitude que Monica a forçou a fazer. Porem quando Amanda volta (jovem) para lá Magali corre para dar um abraço na grande amiga e isso faz ela e a Monica brigarem feio...
    NAO EXISTE ESSA AMANDA E SE EXISTIR EM QUAL EDIÇAO DA TMJ?

    Em Turma da Mônica Jovem Editar

    Melhor amiga de Mônica, era muito gulosa na infância, porém reeducou-se quanto a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis e tendo uma alimentação mais moderada, apesar de continuar sendo um pouco gulosa. Pratica diversos esportes, entre eles o softbol. Tem uma queda platônica pelo professor Rubens, o professor de Ciências, o que tem muita ênfase no começo da série; porém, nas histórias mais recentes é confirmado que continua namorando Quinzinho. Algumas histórias ainda mostram as duas situações acontecendo ao mesmo tempo. Magali ainda continua carinhosa e super meiga para com os amigos, e ainda possui uma queda por animais, especialmente por seu gato Mingau. Sua proximidade com Dudu não tem muita ênfase desta vez, pelo menos até agora.

    CuriosidadesEditar

    • se inspirou na própria filha, Magali, para criar a menina comilona que leva o mesmo nome.
    • Apesar de ser a que come mais, foi revelado que ela é a mais magra da turma. A razão é que enquanto corre para pegar a comida ao mesmo tempo faz exercício. Mas em uma tira de outra revistinha, ela diz que é porque o Mauricio sempre desenha ela magrinha.
    • Em uma história, foi revelado que as famílias tanto da Magali quanto de Dudu são de origem nordestina e fiéis às suas raízes.
    • Em uma história, foi revelado que o signo dela é de Touro.
    • Em uma história, Magali acaba se tornando uma superestrela da música do dia para a noite. Quando comia balas, acabou engolindo uma bala que Anjinho ia dar para outro anjo ter uma bela voz. Por causa disso, ela começou a fazer grandes apresentações, e consequentemente começou a sofrer pois não queria só ensaiar e fazer shows, sendo que não podia comer. Felizmente, no final da história, ela volta ao normal.